quinta-feira, 16 de julho de 2009

Começo de programação

E no começo só o Bill Gates, acha que a vida ia ser o paraiso>...


No começo existia o código fonte. Você baixava um pacote .tar.gz, contendo o código fonte do programa, e a instalação consistia em compilar e instalar os executáveis gerados na sua máquina. Esta forma de distribuição faz sentido em se tratando de aplicativos abertos, pois permite que você veja e até adapte o código fonte se necessário, para que ele rode na sua máquina. Em muitos casos, é possível instalar o programa em outro sistema operacional (a maior parte dos programas do Linux podem ser instalados no BSD, com pequenas adaptações) ou até mesmo em outras plataformas.

O problema é que instalar programas a partir dos fontes é demorado e nem sempre simples, já que você precisa ter instalados uma grande quantidade de compiladores e bibliotecas, necessários para compilar os mais diversos programas. Existem incontáveis pequenas bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento por aí e não é muito viável tentar manter todas elas instaladas.

Compilar significa transformar o código fonte, escrito pelo programador, nos arquivos binários que são executados pelo sistema. Ao compilar um programa, são gerados vários executáveis, bibliotecas e arquivos de configuração, que são copiados para pastas específicas do sistema. Os executáveis vão para a pasta "/usr/bin", as bibliotecas para a "/usr/lib", os arquivos de configuração para o "/etc" e assim por diante.

Alguém chegou, então, a uma conclusão obvia: ao invés de cada um ter que ter o trabalho de compilar o programa na sua própria máquina, seria mais simples se alguém compilasse e distribuísse um arquivo pronto, com os componentes já compilados, em um formato simples de instalar. Nasciam então os pacotes pré-compilados :).

Os pacotes são uma idéia muito simples. Você cria um arquivo compactado contendo a mesma estrutura de pastas e arquivos que seria criada ao instalar o programa manualmente. Ao instalar o pacote, os arquivos são descompactados no diretório raiz, fazendo com que todos os arquivos sejam colocados nos diretórios corretos. Ao desinstalar o pacote, os arquivos são removidos, deixando o sistema da forma como estava inicialmente. Uma forma rápida e limpa de instalar programas.

e tem muito mais em breve ...

Abraço a todos